sexta-feira, 8 de julho de 2011

Morre aos 87 anos o compositor Billy Blanco,avô de Lua Blanco


RIO - O compositor Billy Blanco morreu na manhã desta sexta-feira, aos 87 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral (AVC).

 Ao longo da carreira, Billy Blanco fez parcerias famosas com Baden Powell, Tom Jobim e João Gilberto, recebendo o apelido de "Diamante da Bossa Nova". 

Blanco estava internado no Hospital Pan Americano, na Tijuca, desde outubro do ano passado, após ter sofrido um acidente vascular cerebral. Ele faleceu às 8h10m desta sexta, devido a complicações no quadro em decorrência do AVC. 

Natural de Belém do Pará, William Blanco Abrunhosa Trindade mudou-se para São Paulo em 1946 para estudar arquitetura. Na capital paulista, começou a compor. Mas foi no Rio de Janeiro, onde radicou-se dois anos depois, que sua carreira de compositor deslanchou. 

No início de sua carreira, foi parceiro da cantora Dolores Duran, que deu voz a composições de Blanco como "Outono", "A banca do destino", "Pano legal", "Praça Mauá" e "Eu sem você". 

Billy Blanco também foi um dos primeiros parceiros de Tom Jobim, tornando-se um dos precursores da bossa nova com canções como "Sinfonia do Rio de Janeiro". Ele compôs ainda ao lado de Baden Powell e João Gilberto, tendo canções gravadas por Elis Regina, Elza Soares, Pery Ribeiro, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário